Diversidade das bases de conhecimento das mesorregiões do Estado do Rio de Janeiro
uma nova perspectiva na compreensão da estrutura produtiva
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2025.88666Palavras-chave:
Conhecimento, Ocupação, Regional, Desenvolvimento regional, RedesResumo
O conhecimento desempenha um papel crucial ao apoiar a inovação, a competitividade, além de afetar a estrutura produtiva e assim, influenciar diretamente o desenvolvimento. Este trabalho tem como objetivo analisar a diversidade e a composição das Bases de Conhecimento (BCs) — analítica, sintética e simbólica — nas mesorregiões do estado do Rio de Janeiro (ERJ) entre 2006 e 2019, destacando mudanças e especificidades regionais. A metodologia empregou matrizes de concentração ocupacional e coocorrência para construir redes regionais de conhecimento, proporcionando uma visão detalhada das dinâmicas de BCs em cada região. Os resultados indicam que quase todas as regiões perderam ocupações nas BCs ao longo do tempo analisado. A RMRJ, possui maior diversidade de BCs, o que já era esperado, mas enfrenta perdas significativas, especialmente de BC sintética, que é ligada à indústria de transformação. Já as regiões Sul e Norte Fluminense destacam-se pela concentração em BC sintética, enquanto as Baixadas Litorâneas apresentam crescimento nessa BC. Regiões como o Centro e o Noroeste Fluminense apresentam menor diversidade de BCs, evidenciando fragilidades estruturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bianca Vasconcellos, Sra.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.