Abolição e sociabilidades diplomáticas

reflexões sobre a experiência abolicionista na Petrópolis de 1888

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2025.87309

Palavras-chave:

Petrópolis, Abolição, Abolicionismos, Sociabilidade, Relações Internacionais

Resumo

Este texto está inserido nos debates associados ao que foi, grosso modo, o abolicionismo e o fim da escravidão no Estado do Rio de Janeiro, mais especificamente, no alto da serra fluminense, em Petrópolis. A proposta é discutir os momentos finais da escravidão na cidade, atentando para as movimentações abolicionistas de 1888, e às dinâmicas mobilizadas pelas elites na legitimação e manutenção do poder. A partir de fontes de tipologias variadas, sob a guarda do Museu Imperial e Fundação Biblioteca Nacional, percorreremos as festas, concertos e bailes ocorridos em Petrópolis em prol da abolição, com o foco na presença de diplomatas e nos interesses em torno disso. Abordaremos, portanto, o que significou a sociabilidade diplomática nos momentos finais da ordem escravista em Petrópolis.

Palavras-chave: Petrópolis; Abolição; Abolicionismos; Sociabilidade; Relações Internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Ventura da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando e Mestre (2023) em História Política, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em História do Brasil (2022) pelo Centro Universitário INTA (UNINTA), em História e Cultura Afro-Brasileira (2023) e em Gestão de Museus com Ênfase em Cultura (2024), pela União Brasileira de Faculdades (UniBF). Licenciado (2020) em História pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Integra as equipes do Museu da Memória Negra de Petrópolis e do Arquivo Histórico do Museu Imperial/Ibram/MinC. Associado Titular do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), cadeira número 35. É pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Biografia, História, Ensino e Subjetividades (NUBHES-UERJ), na linha de Cultura histórica, subjetividades e experiências de mundo; e do Laboratório de análise de Fontes eclesiásticas e História Social (LAFEHS-UCP), na linha de História Social, Memória e Cultura.

Downloads

Publicado

2025-06-16

Como Citar

VENTURA DA SILVA, Lucas. Abolição e sociabilidades diplomáticas: reflexões sobre a experiência abolicionista na Petrópolis de 1888. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 29, 2025. DOI: 10.12957/cdf.2025.87309. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/87309. Acesso em: 25 jul. 2025.