A escrita da história de Itaboraí

particularidades locais e as principais abordagens historiográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2024.87289

Palavras-chave:

Itaboraí; história local; historiografia.

Resumo

O presente estudo analisa as principais abordagens historiográficas sobre a História de Itaboraí, dando destaque aos temas locais de maior relevância para compreender os paradigmas historiográficos e as modificações analíticas sobre os mesmos. Mais do que apresentar as informações gerais da história desse município, buscou-se inseri-las em um âmbito analítico que explicite os diversos problemas e as contribuições dos principais trabalhos que estudaram a História da cidade. Com isso, o objetivo é contribuir para futuras pesquisas e para a intensificação de uma produção científica sobre a História Local, onde a metodologia, a comprovação de hipóteses, a análise comparativa das fontes primárias e o diálogo historiográfico passem a ser, cada vez mais, implementados e valorizados. Trata-se de um trabalho sobre a escrita da História de Itaboraí, com ênfase nas pesquisas que iniciaram ou romperam com os paradigmas historiográficos existentes na produção local. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilciano Menezes Costa, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em História da UFF (Bolsista CAPES), Professor de História da Rede Pública Estadual de Ensino em Itaboraí e idealizador do Projeto História de Itaboraí e Região

Downloads

Publicado

2024-12-23 — Atualizado em 2025-02-26

Como Citar

MENEZES COSTA, Gilciano. A escrita da história de Itaboraí: particularidades locais e as principais abordagens historiográficas. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 27, 2025. DOI: 10.12957/cdf.2024.87289. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/87289. Acesso em: 2 maio. 2025.