A escrita da história de Itaboraí
particularidades locais e as principais abordagens historiográficas
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2024.87289Palavras-chave:
Itaboraí; história local; historiografia.Resumo
O presente estudo analisa as principais abordagens historiográficas sobre a História de Itaboraí, dando destaque aos temas locais de maior relevância para compreender os paradigmas historiográficos e as modificações analíticas sobre os mesmos. Mais do que apresentar as informações gerais da história desse município, buscou-se inseri-las em um âmbito analítico que explicite os diversos problemas e as contribuições dos principais trabalhos que estudaram a História da cidade. Com isso, o objetivo é contribuir para futuras pesquisas e para a intensificação de uma produção científica sobre a História Local, onde a metodologia, a comprovação de hipóteses, a análise comparativa das fontes primárias e o diálogo historiográfico passem a ser, cada vez mais, implementados e valorizados. Trata-se de um trabalho sobre a escrita da História de Itaboraí, com ênfase nas pesquisas que iniciaram ou romperam com os paradigmas historiográficos existentes na produção local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gilciano Menezes Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.