A história oral como fonte de pesquisa em educação no município de Duque de Caxias

Autores

  • Márcia Spadetti Tuão da Costa Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de Duque de Caxias e Baixada Fluminense; Mestranda Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas
  • Renata Spadetti Tuão centro de pesquisa memória e historia da educacao da cidade de duque de caxias e baixada fluminense https://orcid.org/0000-0003-0457-4039
  • Marluce Souza de Andrade centro de pesquisa memória e historia da educacao da cidade de duque de caxias e baixada fluminense https://orcid.org/0000-0002-4425-2889
  • Thays Rosalin de Araújo centro de pesquisa memória e historia da educacao da cidade de duque de caxias e baixada fluminense https://orcid.org/0000-0002-0347-8320

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2024.87255

Palavras-chave:

história oral como fonte na pesquisa em educação

Resumo

Este artigo se configura em um recorte do projeto de pesquisa desenvolvido pelo Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de Duque de Caxias e Baixada Fluminense (CEPEMHEd) que objetiva compreender os percursos educativos do município de Duque de Caxias. Parte-se da compreensão da História Oral como fonte de pesquisa propondo-se a recuperar elementos que não podem ser encontrados em documentos de outra natureza (ALBERTI, 2005). O referencial teórico se apoia em Thompson (2001) no que tange a noção de experiência e em Pollak (1989) no estudo sobre memória. Procura-se analisar entrevistas semiestruturadas concentradas na categoria de História Oral temática (Meihy, 2002) com indivíduos que fizeram parte de Centros Pró-melhoramentos apontando-os como responsáveis pela implementação de duas instituições escolares na comunidade da Vila Operária e no bairro de Jardim Primavera, na década de 1960.

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Biografia do Autor

Márcia Spadetti Tuão da Costa, Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de Duque de Caxias e Baixada Fluminense; Mestranda Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas

Sou professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e diretora executiva do Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de Duque de Caxias e Baixada Fluminense.

Renata Spadetti Tuão, centro de pesquisa memória e historia da educacao da cidade de duque de caxias e baixada fluminense

Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação
pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora pelo
Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas
Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Diretora e
pesquisadora do Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de
Duque de Caxias e Baixada Fluminense (CEPEMHEd). Possui experiência profissional
na Educação Básica nas Redes Municipais de Petrópolis (2002-2016) e Duque de
Caxias (2004 até os dias atuais).

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Publicado

2024-12-23 — Atualizado em 2025-02-26

Como Citar

COSTA, Márcia Spadetti Tuão da; SPADETTI TUÃO, Renata; SOUZA DE ANDRADE , Marluce; ROSALIN DE ARAÚJO, Thays. A história oral como fonte de pesquisa em educação no município de Duque de Caxias. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 27, 2025. DOI: 10.12957/cdf.2024.87255. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/87255. Acesso em: 2 maio. 2025.