A história oral como fonte de pesquisa em educação no município de Duque de Caxias
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2024.87255Palavras-chave:
história oral como fonte na pesquisa em educaçãoResumo
Este artigo se configura em um recorte do projeto de pesquisa desenvolvido pelo Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de Duque de Caxias e Baixada Fluminense (CEPEMHEd) que objetiva compreender os percursos educativos do município de Duque de Caxias. Parte-se da compreensão da História Oral como fonte de pesquisa propondo-se a recuperar elementos que não podem ser encontrados em documentos de outra natureza (ALBERTI, 2005). O referencial teórico se apoia em Thompson (2001) no que tange a noção de experiência e em Pollak (1989) no estudo sobre memória. Procura-se analisar entrevistas semiestruturadas concentradas na categoria de História Oral temática (Meihy, 2002) com indivíduos que fizeram parte de Centros Pró-melhoramentos apontando-os como responsáveis pela implementação de duas instituições escolares na comunidade da Vila Operária e no bairro de Jardim Primavera, na década de 1960.
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