A defesa das fronteiras do Rio de Janeiro e a sua relação com o desenvolvimento urbano

o caso dos canhões da Fortaleza de S. Clemente

Authors

  • Luciene Carris PUC-Rio
  • Gustavo Martins de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2024.87179

Abstract

The article analyzes the controversy involving the cannons of São Clemente Fortress and discusses their relationship with the urban development of Rio de Janeiro. In 1902, Laura Sauer was summoned to return five cannons to the Ministry of War, which were located on her property at Chácara da Fortaleza on Jardim Botânico Street. The text seeks to understand the context of the creation of São Clemente Fortress, its deactivation, and the transfer of the cannons to the Sauer family residence. Furthermore, it examines urban expansion and highlights aspects of the career of businessman Arthur Sauer, who founded the Rio de Janeiro Sanitation Company and was involved in the management of the Almanak Laemmert.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gustavo Martins de Almeida

Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), com atuação na área de direito autoral e do entretenimento, responsabilidade civil e direito do consumidor.
Foi Coordenador-Adjunto e Professor de Direito Civil do Curso de Graduação em Direito da UGF (2011 até 2013), onde obteve o grau de Mestre em Direito em 2009 com dissertação sobre direito autoral e garantia de obrigações.
Obteve o grau de Doutor após defesa de tese na Universidade Veiga de Almeida (Disciplinas cursadas na UGF) com a tese a Licença de Leitura do Livro Eletrônico. Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ. Membro da Comissão de Direito Autoral e Entretenimento da OAB-RJ, e da OAB Federal, da Comissão de Propriedade Intelectual do Instituto dos Advogados Brasileiros-IAB, consultor de entidades artísticas e de editoras, e também atua na área de contencioso. Jurado do Prêmio Jabuti 2021. É Conselheiro e advogado do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Presidente da Associação de Amigos do Teatro Municipal RJ.

Published

2024-12-23 — Updated on 2025-02-25

How to Cite

CARRIS, Luciene; MARTINS DE ALMEIDA, Gustavo. A defesa das fronteiras do Rio de Janeiro e a sua relação com o desenvolvimento urbano: o caso dos canhões da Fortaleza de S. Clemente. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 27, 2025. DOI: 10.12957/cdf.2024.87179. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/87179. Acesso em: 27 jul. 2025.