A defesa das fronteiras do Rio de Janeiro e a sua relação com o desenvolvimento urbano
o caso dos canhões da Fortaleza de S. Clemente
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2024.87179Resumo
O artigo analisa a controvérsia que envolve os canhões da Fortaleza de São Clemente e discute a sua relação com o desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro. Em 1902, Laura Sauer foi intimada a devolver cinco canhões ao Ministério da Guerra, que se encontravam em sua propriedade na Chácara da Fortaleza na rua Jardim Botânico. O texto busca compreender o contexto de criação da Fortaleza de São Clemente, a sua desativação e a transferência dos canhões para a residência da família Sauer, além disso examina a expansão urbana, além de destacar aspectos da trajetória do empresário Arthur Sauer, que fundou a Companhia de Saneamento do Rio de Janeiro e participou da direção do Almanak Laemmert.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciene Carris, Gustavo Martins de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.