A defesa das fronteiras do Rio de Janeiro e a sua relação com o desenvolvimento urbano

o caso dos canhões da Fortaleza de S. Clemente

Autores

  • Luciene Carris PUC-Rio
  • Gustavo Martins de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2024.87179

Resumo

O artigo analisa a controvérsia que envolve os canhões da Fortaleza de São Clemente e discute a sua relação com o desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro. Em 1902, Laura Sauer foi intimada a devolver cinco canhões ao Ministério da Guerra, que se encontravam em sua propriedade na Chácara da Fortaleza na rua Jardim Botânico. O texto busca compreender o contexto de criação da Fortaleza de São Clemente, a sua desativação e a transferência dos canhões para a residência da família Sauer, além disso examina a expansão urbana, além de destacar aspectos da trajetória do empresário Arthur Sauer, que fundou a Companhia de Saneamento do Rio de Janeiro e participou da direção do Almanak Laemmert.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Martins de Almeida

Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), com atuação na área de direito autoral e do entretenimento, responsabilidade civil e direito do consumidor.
Foi Coordenador-Adjunto e Professor de Direito Civil do Curso de Graduação em Direito da UGF (2011 até 2013), onde obteve o grau de Mestre em Direito em 2009 com dissertação sobre direito autoral e garantia de obrigações.
Obteve o grau de Doutor após defesa de tese na Universidade Veiga de Almeida (Disciplinas cursadas na UGF) com a tese a Licença de Leitura do Livro Eletrônico. Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ. Membro da Comissão de Direito Autoral e Entretenimento da OAB-RJ, e da OAB Federal, da Comissão de Propriedade Intelectual do Instituto dos Advogados Brasileiros-IAB, consultor de entidades artísticas e de editoras, e também atua na área de contencioso. Jurado do Prêmio Jabuti 2021. É Conselheiro e advogado do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Presidente da Associação de Amigos do Teatro Municipal RJ.

Downloads

Publicado

2024-12-23 — Atualizado em 2025-02-25

Como Citar

CARRIS, Luciene; MARTINS DE ALMEIDA, Gustavo. A defesa das fronteiras do Rio de Janeiro e a sua relação com o desenvolvimento urbano: o caso dos canhões da Fortaleza de S. Clemente. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 27, 2025. DOI: 10.12957/cdf.2024.87179. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/87179. Acesso em: 2 maio. 2025.