FERROVIA E CIDADE
DE PASSADO HARMONIOSO A HORIZONTE CONTURBADO EM BARRA DO PIRAÍ
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2024.86786Palavras-chave:
Barra do Piraí, Infraestrutura ferroviária, Malha Regional Sudeste, gestão privatizante, controle territorialResumo
A relação entre cidade e ferrovia move este artigo. Partimos do histórico da cidade de Barra do Piraí, expondo a sua intrínseca relação com a implantação das vias férreas no século XIX; abordamos esta relação no decorrer do século XX; e trazemos o debate para o século XXI, objetivando discutir as relações de poder engendradas na gestão privatizante desta infraestrutura que atravessa o território barrense. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, através da qual apontamos conflitos entre a conformação do espaço urbano e as operações empreendidas na ferrovia na atualidade, em decorrência da gestão privatizante da infraestrutura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jéssica de Fátima Rossone Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.