A atual região noroeste fluminense

uma esfinge a ser decifrada?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2024.86735

Palavras-chave:

desenvolvimento regional; noroeste fluminense; desafios ao desenvolvimento.

Resumo

Esse espaço é apresentado recorrente e amplamente como sendo a região-problema por excelência do estado do Rio de Janeiro. Os indicadores econômicos e sociais, ruins, corroboram esse entendimento. Não fora bastante, como seu contingente populacional é pequeno, essa região possui poucos votos e consequentemente poucos votos/peso político nas lutas federativas – quer ao nível estadual quer ao nível federal. Não obstante, ela não expressa flagrantes “assimetrias” sociais – aliás, encontradiças largamente na sociedade brasileira. Ademais, o processo histórico de ocupação socioeconômico legou uma série de atividades econômicas (pequenas) que, de alguma forma, sustentam a renda e o emprego regionais – algumas inclusive com peso relativo importante na cena econômica estadual. Sendo assim, apesar dos muitos senões, defende-se que, dada a incapacidade endógena das suas forças internas catapultarem per se seu desenvolvimento, faz-se necessário o devido apoio institucional oriundo de escalas “superiores” para que essa região possa fazer frente ao histórico limbo em que historicamente se encontra. Defende-se ainda, concluindo, que essa região poderia vir a ser, inclusive, um caso paradigmático de desenvolvimento regional, posto que assentado em empreendimentos de pequeno porte e sem as referidas disparidades sociais que tanto definem e estruturam a sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luis Alves Natal, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP), professor aposentado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e professor visitante-sênior do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (PPGDAP/UFF)

José Luis Vianna da Cruz, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

O autor é doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, professor aposentado pelo Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, ESR/UFF; professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas-PPGDAP, da UFF/ESR

Helcio Medeiros Junior, Instituto Pereira Passos

O autor é doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, economista aposentado pelo Instituto Pereira Passos da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e pesquisador científico do Grupo de Estudos da Economia Regional e Urbana (Gerurb/CNPq)

Downloads

Publicado

2024-12-23 — Atualizado em 2025-02-26

Como Citar

ALVES NATAL, Jorge Luis; VIANNA DA CRUZ, José Luis; MEDEIROS JUNIOR, Helcio. A atual região noroeste fluminense: uma esfinge a ser decifrada?. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 27, 2025. DOI: 10.12957/cdf.2024.86735. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/86735. Acesso em: 23 abr. 2025.