A produção do espaço urbano na cidade de Campos dos Goytacazes
uma análise dos principais eixos de expansão urbana
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2024.84332Palavras-chave:
Campos dos Goytacazes, Produção do espaço, Especulação imobiliáriaResumo
A cidade de Campos dos Goytacazes tem sofrido, ao longo dos últimos anos, um intenso processo de reconfiguração de sua morfologia espacial e social. A planície é alvo de investidas do mercado imobiliário que vem promovendo uma urbanização dispersa a partir da criação de condomínios horizontais fechados e de bairros planejados, em áreas utilizadas, anteriormente, para fins agrícolas pela indústria sucroalcooleira. Durante o desenvolvimento do processo, as terras rurais, antes utilizadas para o plantio de cana-de-açúcar são convertidas em terras urbanas; no local, são instalados empreendimentos imobiliários privados e foram realizados investimentos públicos em vias de circulação para que os empreendimentos fossem conectados às demais áreas da cidade. Tal dinâmica de produção espacial fomenta a fragmentação, a dispersão e a segregação na cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dayana dos Santos Teixeira, Teresa de Jesus Peixoto Faria , Rafael Moreira Neves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.