Educação de Jovens e Adultos no município de Aperibé/RJ: histórias e memórias
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2023.80489Resumo
Este trabalho traz reflexões sobre a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolvida no município de Aperibé/RJ. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa bibliográfica de cunho exploratório. Com o avançar da pesquisa, concluímos que, até então, não havia sido realizado nenhum trabalho anterior a este respeito sobre o município de Aperibé/RJ. Assim, toda esta investigação busca trazer referenciais iniciais e questões que possam ecoar dos projetos de EJA desenvolvidos em cada instituição de ensino do município, quer na rede municipal, quer na rede estadual. Consultamos, ainda, o acervo da Casa de Cultura de Aperibé, no qual foram resgatadas as memórias da fundação e história da cidade. Trazemos reflexões sobre a EJA que se desdobram destas memórias e nos revelam desafios diários pulsantes na história do município. Este artigo busca pensar o ser humano a partir da educação, pensar a educação a partir da EJA e pensar a EJA como reflexo das estruturas sociais, como uma modalidade que pode se configurar em uma rede de relações cooperativas entre indivíduos a fim de mudar o funcionamento da sociedade em que vivem. Pessoas que, para isto, buscam ampliar os próprios conhecimentos, o que apenas será possível se respeitarmos o sujeito como protagonista nesta ação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Roberio Peres, GOMES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.