Educação de Jovens e Adultos no município de Aperibé/RJ: histórias e memórias

Autores

  • Roberio Peres UFF
  • Jacqueline de Souza Gomes UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2023.80489

Resumo

Este trabalho traz reflexões sobre a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolvida no município de Aperibé/RJ. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa bibliográfica de cunho exploratório. Com o avançar da pesquisa, concluímos que, até então, não havia sido realizado nenhum trabalho anterior a este respeito sobre o município de Aperibé/RJ. Assim, toda esta investigação busca trazer referenciais iniciais e questões que possam ecoar dos projetos de EJA desenvolvidos em cada instituição de ensino do município, quer na rede municipal, quer na rede estadual. Consultamos, ainda, o acervo da Casa de Cultura de Aperibé, no qual foram resgatadas as memórias da fundação e história da cidade. Trazemos reflexões sobre a EJA que se desdobram destas memórias e nos revelam desafios diários pulsantes na história do município. Este artigo busca pensar o ser humano a partir da educação, pensar a educação a partir da EJA e pensar a EJA como reflexo das estruturas sociais, como uma modalidade que pode se configurar em uma rede de relações cooperativas entre indivíduos a fim de mudar o funcionamento da sociedade em que vivem. Pessoas que, para isto, buscam ampliar os próprios conhecimentos, o que apenas será possível se respeitarmos o sujeito como protagonista nesta ação.

Biografia do Autor

Jacqueline de Souza Gomes, UFF

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Mestra em Filosofia. Doutora em Filosofia. Coordenadora do Observatório sobre Inclusão em Educação e Direitos Humanos, grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2023-12-22 — Atualizado em 2023-12-28

Como Citar

Peres, R., & de Souza Gomes, J. (2023). Educação de Jovens e Adultos no município de Aperibé/RJ: histórias e memórias. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (25). https://doi.org/10.12957/cdf.2023.80489