Linguagem Simples: um movimento social por transparência, cidadania e acessibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2023.72869

Resumo

O presente trabalho se configura como uma revisão de literatura realizada com o objetivo de conceituar o movimento Linguagem Simples e expor um panorama da sua evolução no mundo, desde sua origem nos países de língua inglesa (Estados Unidos e Reino Unido), passando por iniciativas existentes na Europa e América Latina. Traz exemplos de como a Linguagem Simples vem sendo adotada por órgãos públicos no Brasil como uma ferramenta facilitadora da comunicação entre a Administração Pública e o cidadão. A partir desse cenário, narra como, ao longo dos anos, iniciativas isoladas deram origem a associações, criadas em vários países para a divulgação dos preceitos e diretrizes da Linguagem Simples, e que, em um esforço conjunto de três dessas associações, uma norma foi submetida à Organização Internacional de Normalização -  ISO, com o intuito de padronizar as diretrizes da Linguagem Simples, de forma a atender à dos documentos, na maioria dos idiomas. O artigo também demonstra como a Linguagem Simples se relaciona com os conceitos de cidadania, transparência, inteligibilidade, legibilidade, letramento e acessibilidade textual e digital.

Palavras-chave: linguagem simples; transparência; acessibilidade; cidadania.

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Biografia do Autor

Heloísa Tavares Martins, Universidade Santa Úrsula

Discente no Mestrado em Gestão do Trabalho para Qualidade do Ambiente Construído, na Universidade Santa Úrsula. Possui graduação em Letras - Espanhol pelo Centro Universitário Fluminense (1990) e graduação em Direito pelo Centro Universitário Fluminense (1997). Atualmente é servidora à disposição de outros órgãos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e ouvidor da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais.

Adriano Rosa da Silva, Universidade Santa Úrsula

Pós Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2019). Doutorado em Educação Física na Universidade Gama Filho (2007). Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Concentro minha experiência profissional nas áreas de Sociologia, Antropologia, Política, Educação e Metodologia da Pesquisa. Meus estudos e orientações abarcam as temáticas da cultura e educação, cidadania e gestão, qualidade de vida e saúde e desenho universal e acessibilidade plena. Sou Coordenador e Professor permanente do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho para Qualidade do Ambiente Construído - Universidade Santa Úrsula. Sou membro do Conselho Editorial e da Comissão Científica do CAED-JUS e CAEDUCA. Sou avaliador de revista científica. Experiência como conteudista e tutor de ensino a distância. Desenvolvo o projeto Lentes do Mundo e realizo mentoria em cultura e educação e desenvolvimento pessoal.

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Publicado

2023-12-22 — Atualizado em 2023-12-28

Como Citar

MARTINS, Heloísa Tavares; DA SILVA, Adriano Rosa; TEIXEIRA CAVALCANTI, Márcia. Linguagem Simples: um movimento social por transparência, cidadania e acessibilidade. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 25, 2023. DOI: 10.12957/cdf.2023.72869. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/72869. Acesso em: 9 maio. 2025.