PRAIAS URBANAS E SUA RELEVÂNCIA AMBIENTAL, ECONÔMICA, TURÍSTICA E DE LAZER NO ÂMBITO DAS CIDADES LITORÂNEAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2023.71443Resumo
O presente artigo procura analisar o regime jurídico das praias urbanas no ordenamento jurídico brasileiro e em que medida a adequada ressignificação da legislação à realidade das cidades pode proporcionar um melhor uso das mesmas no âmbito do direito ambiental. Através da compreensão de que as praias urbanas integram o território das cidades e a partir da análise do Rio de Janeiro como cidade paradigma são abordados os seus usos econômicos, turístico e de lazer identificando em que medida se revelam como essenciais à qualidade de vida dos habitantes das cidades, notadamente como afirmação da cultura litorânea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.