A AMAZÔNIA AZUL SOB UMA PERSPECTIVA ECONÔMICA: CONTRIBUIÇÕES DE PROGRAMAS ESTRATÉGICOS BRASILEIROS

Autores

  • Ana Carolina Aguilera Negrete Escola Naval - Marinha do Brasil https://orcid.org/0000-0001-8427-4145
  • Yago Abreu de Albuquerque Escola Naval - Marinha do Brasil
  • Renan de Oliveira Carelli Escola Naval - Marinha do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2023.71246

Resumo

Este artigo visa contribuir para o conhecimento da sociedade brasileira sob o vasto potencial econômico da área denominada como Amazônia Azul. Neste sentido, parte-se da apresentação do potencial das fontes de riqueza que tem crescido desde a descoberta da camada do pré-sal e da exploração do petróleo. Além disso, busca-se ratificar a importância que deve ser dada as políticas adotadas e aos investimentos nos meios operativos que devem ser empregados para o processo de dissuasão e projeção de poder da Marinha do Brasil sob seu patrimônio em vista de um cenário global. Atualmente, a utilização e aperfeiçoamento da Base Industrial de Defesa se tornam cada vez mais significativos e vultosos para a sociedade brasileira, tanto nos aspectos civis e militares. Devido a essa valorosa visão positiva relativa ao engrandecimento da Indústria de Defesa Brasileira sobrevém os impetuosos projetos que vem sendo desenvolvidos pela MB: o Programa de Obtenção das Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), tendo em vista a significativa importância para a indústria naval e para a nação brasileira como um todo, pois as fragatas estão sendo construídas em território nacional. Por fim, busca-se demonstrar a relevância da manutenção dos programas estratégicos como o PROSUB no longo prazo e a necessidade de sensibilizar as autoridades políticas para o desenvolvimento do setor de defesa do país.

Biografia do Autor

Ana Carolina Aguilera Negrete, Escola Naval - Marinha do Brasil

Pós-Doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pelo IE/UFRJ (2017). Realizou Estágio de Pós-Doutorado no INGENIO (CSIC-UPV), na cidade de Valencia, Espanha no período de março a agosto de 2017. Autora do capítulo Plataforma Naval Militar do livro Mapeamento da Base Industrial de Defesa, publicado em julho de 2016, resultado de sua participação como bolsista de pesquisa, no âmbito do convênio entre MD/ABDI/IPEA. Realizou Estágio de Doutorando Sanduíche com bolsa CAPES no INGENIO (CSIC-UPV), Instituto de Gestión de la Innovación y del Conocimiento, adjunto à Universidad Politécnica de Valencia, Espanha, no período de 01 de setembro de 2013 a 31 de janeiro de 2014. Doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (conclusão em fevereiro de 2015) e Professora Associada I de Ciências Econômicas da Escola Naval - Marinha do Brasil. Possui mestrado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia de Defesa, Economia Internacional e Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Indústria Naval de Defesa e Inovação Tecnológica; Guerra do Futuro e Ameaças Assimétricas no Atlântico Sul; e Crescimento Econômico e Zonas de Processamento de Exportação.

Yago Abreu de Albuquerque, Escola Naval - Marinha do Brasil

Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval. Declarado Guarda-Marinha em dezembro de 2022.

Renan de Oliveira Carelli, Escola Naval - Marinha do Brasil

Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval. Declarado Guarda-Marinha em dezembro de 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-16

Como Citar

Negrete, A. C. A., de Albuquerque, Y. A., & Carelli, R. de O. (2023). A AMAZÔNIA AZUL SOB UMA PERSPECTIVA ECONÔMICA: CONTRIBUIÇÕES DE PROGRAMAS ESTRATÉGICOS BRASILEIROS. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (24), 154–183. https://doi.org/10.12957/cdf.2023.71246