SISTEMA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL FRENTE UMA AMEAÇA EXTERNA E A SEGURANÇA ENERGÉTICA (MARÍTIMA)

Autores

  • Mannom Tavares Costa Escola Superior de Guerra http://orcid.org/0000-0002-3996-0784
  • Guilherme Sandoval Góes Escola Superior de Guerra; Universidade da Força Aérea; Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ); Universidade Cândido Mendes (UCAM)

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2023.71126

Resumo

 

RESUMO:

Este artigo pretende abordar um paradoxo do Poder Marítimo Brasileiro frente uma ameaça externa para manutenção do perfil energético nacional, no estudo de caso relacionado às infraestruturas críticas de exploração de hidrocarbonetos, em específico no que tange as plataformas de petróleo e os ativos humanos embarcados ao ser decretado o Sistema Nacional de Mobilização. O problema de pesquisa é se o Estado consegue manter o perfil energético brasileiro oriundo dos poços petrolíferos marítimos em operação ao ser decretado o SINAMOB frente uma ameaça externa, com recursos humanos mobilizáveis pela legislação. Os objetivos: (1) geral: é afeto à Segurança Energética pelo Poder Marítimo frente uma ameaça externa e (2) secundários: estão vinculados com as Política Marítima Nacional (PMN), Política de Mobilização Nacional.

           

Palavras-chave: Segurança Energética. Governança. Poder marítimo. Ativo Humano Embarcado. Marinha Mercante.

 

Biografia do Autor

Mannom Tavares Costa, Escola Superior de Guerra

Aluna de mestrado no Programa de Pós-graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID), na Escola Superior de Guerra (ESG), Bacharel e especilista em Ciências Náuticas, e em Logística e Mobilização nacional. Capitão de Cabotagem da Marinha Mercante Brasileira. Bolsista de Demanda Social CAPES.

Guilherme Sandoval Góes, Escola Superior de Guerra; Universidade da Força Aérea; Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ); Universidade Cândido Mendes (UCAM)

Pós-Doutor em Geopolítica, Cultura e Direito pela Universidade da Força Aérea (UNIFA). Doutor e Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Vice-Coordenador do Programa de Mestrado em Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra (ESG). Professor de Direito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e da Universiidade Cândido Mendes (UCAM). Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Diplomado pelo Naval War College dos Estados Unidos da América.

Downloads

Publicado

2023-05-16

Como Citar

Costa, M. T., & Góes, G. S. (2023). SISTEMA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL FRENTE UMA AMEAÇA EXTERNA E A SEGURANÇA ENERGÉTICA (MARÍTIMA). Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (24), 73–93. https://doi.org/10.12957/cdf.2023.71126