PODER NAVAL E O CLUSTER MARÍTIMO DA REGIÃO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2023.71040Resumo
O presente estudo objetiva identificar e analisar as potencialidades dos investimentos do Poder Naval no desenvolvimento dos nascentes clusters na região sul do Brasil, especialmente em Itajaí, Santa Catarina. Parte-se do levantamento da literatura sobre o tema, com foco nas economias em desenvolvimento como o Brasil e sua região costeira e, em um segundo momento, analisam-se alguns dados sobre a indústria de grandes embarcações no país e mais especificamente na região sul. Diversos estudos sobre Economia de Defesa e Economia do Mar servirão como base para analisar o estágio de desenvolvimento da “clusterização” na indústria de Defesa Naval da região, tendo em vista os recentes investimentos do Programa Fragatas Classe Tamandaré, sendo uma análise seminal para ensejar o acompanhamento dos impactos das alocações de Defesa nos médio e longo prazos pelo meio acadêmico especializado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.