ANÁLISE DAS EMISSÕES LÍQUIDAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA NA ECONOMIA DO MAR BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2023.70449

Resumo

O Brasil tem grande potencial para o desenvolvimento sustentável da economia do mar, principalmente relacionado ao setor energético. No entanto, atualmente, este setor é o principal responsável pela emissão de gases de efeito estufa (GEE) na economia do mar brasileira. Através de análise descritiva e da decomposição da identidade de Kaya, o objetivo deste trabalho foi mensurar e analisar o comportamento das emissões líquidas de GEE na economia do mar brasileira, entre 2000 e 2019, com foco no setor energético. Os resultados mostram que a atividade de exploração de petróleo e gás natural é a principal responsável pela emissão líquida de GEE do setor de energia da economia do mar e, o estado do Rio de Janeiro é o principal poluidor. O aumento da preocupação mundial com as mudanças climáticas evidencia que a adoção de estratégias para o desenvolvimento da economia do mar, inevitavelmente, deve considerar a sustentabilidade, direcionando-a, cada vez mais, ao conceito de economia azul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Carvalho da Cunha Trece, Fundação Getulio Vargas - Instituto Brasileiro de Economia

Economista no Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, onde coordena o Monitor da Atividade Econômica

Doutoranda em População, Território e Estatísticas Públicas na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Mestre em Economia Empresarial pela EPGE/FGV e graduada em Economia pela Universidade Federal Fluminense. 

Downloads

Publicado

2023-05-16

Como Citar

CARVALHO DA CUNHA TRECE, Juliana. ANÁLISE DAS EMISSÕES LÍQUIDAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA NA ECONOMIA DO MAR BRASILEIRA. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 24, p. 133–153, 2023. DOI: 10.12957/cdf.2023.70449. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/70449. Acesso em: 2 maio. 2025.