ANÁLISE DAS EMISSÕES LÍQUIDAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA NA ECONOMIA DO MAR BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2023.70449Resumo
O Brasil tem grande potencial para o desenvolvimento sustentável da economia do mar, principalmente relacionado ao setor energético. No entanto, atualmente, este setor é o principal responsável pela emissão de gases de efeito estufa (GEE) na economia do mar brasileira. Através de análise descritiva e da decomposição da identidade de Kaya, o objetivo deste trabalho foi mensurar e analisar o comportamento das emissões líquidas de GEE na economia do mar brasileira, entre 2000 e 2019, com foco no setor energético. Os resultados mostram que a atividade de exploração de petróleo e gás natural é a principal responsável pela emissão líquida de GEE do setor de energia da economia do mar e, o estado do Rio de Janeiro é o principal poluidor. O aumento da preocupação mundial com as mudanças climáticas evidencia que a adoção de estratégias para o desenvolvimento da economia do mar, inevitavelmente, deve considerar a sustentabilidade, direcionando-a, cada vez mais, ao conceito de economia azul.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.