Investigação sobre o papel das rendas petrolíferas na rota de petróleo da bacia de Campos - Rio de Janeiro – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2022.68421Abstract
Este trabalho avalia a importância das rendas petrolíferas e do investimento público, enquanto variáveis preditoras ou explicativas da variável dependente Valor Adicionado Fiscal (proxy da geração de riqueza), nos municípios da Bacia de Campos, Rio de Janeiro – Brasil, a partir do uso da técnica de regressão linear múltipla. Considerando a hipótese do gasto público como elemento essencial do desenvolvimento econômico, chega-se a resultados frustrantes, a exemplo da exclusão da variável preditiva investimento público em alguns casos, em outros a sua correlação negativa, assim como a definição de coeficientes fracos de correlação entre rendas petrolíferas com a variável dependente. Os resultados fortalecem a tese da existência da “maldição dos recursos” nos municípios beneficiários das rendas petrolíferas da Bacia de Campos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.