Rede tecnopolítica e territórios nas Olimpíadas no Rio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2022.65597

Resumo

Esse artigo tem por objeto de investigação demonstrar como redes tecnopolíticas transforam o território, para isso o objeto de investigação está construído na articulação de agentes que formam uma rede tecnopolítica para a concepção, construção e realização dos ogos olímpicos na cidade do Rio de Janeiro, em 2016. Para tanto se interroga: Que territórios foram produzidos pela rede focada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro?  Quem os produziu? E de que forma? Essas perguntas, que movem a nossa reflexão, têm por objetivo analisar como a inovação tecnológica a articulação de diferentes atores e a a fluidez de narrativas, pode se constituir em importante estratégia de ação na política urbana.  Essa pesquisa nos habilita a demonstrar a hipótese queconsidera que essa rede tecnopolítica não só redefine os atores que participam da política urbana, como também transforma o poder sobre o território e as condições de apropriação do espaço. Estamos diante de atores, nacionais e internacionais, que se associaram na transversalidade dos campos, se comunicaram por inovação tecnológica e transformaram as condições de existência social na cidade do Rio de Janeiro em benefício de suas corporações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamara Tania Cohen Egler, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro

Arquiteta, mestre em planejamento urbano e regional, doutora em sociologia, professora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPPUR/UFRJ. Coordenadora do Laboratório Estado, Sociedade, Tecnologia e Espaço, pesquisador 1B do CNPQ, Cientista do Nosso Estado da Faperj, coordenadora de diversos projetos, entre os quais o do Núcleo de Políticas Públicas do Rio de Janeiro (2009), que integra o programa Pronex da Faperj/CNPq, 2011, 2013

Heitor Ney Mathias da Silva, Centro Universitário Universus Veritas (Univeritas)

Doutor pela UFRJ. Professor do Centro Universitário Universus Veritas (Univeritas)

Downloads

Publicado

2022-07-18

Como Citar

EGLER, Tamara Tania Cohen; AZEVEDO DE OLIVEIRA, Fabiana Mabel; DA SILVA, Heitor Ney Mathias. Rede tecnopolítica e territórios nas Olimpíadas no Rio. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 22, p. 40–59, 2022. DOI: 10.12957/cdf.2022.65597. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/65597. Acesso em: 2 maio. 2025.