A gestão de projetos como ferramenta para administração pública eficiente: estudo de caso da Fundação Cecierj
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2022.65432Abstract
Neste artigo apresentamos e discutimos a metodologia de gestão de projeto no âmbito da administração pública, além de usarmos a sua aplicação na Fundação Cecierj como um estudo de caso. Um benchmark cuidadoso acerca do uso da metodologia de gestão de projetos no âmbito de todas as esferas da administração pública é apresentado com as particularidades de cada caso. Descrevemos a pesquisa situacional inédita realizada junto aos servidores da Fundação Cecierj, com adesão da maioria. Os resultados mostram que o corpo técnico da instituição, a conhece bem e demanda por ações de planejamento e transparência que possam contribuir para a melhoria da governança institucional. As conclusões indicam que os servidores são receptivos à gestão amparada em um Escritório de Gestão de Projetos. Embora o escritório ainda não tenha sido implementado, já é possível observar algumas iniciativas da alta gestão que vão ao encontro das demandas do corpo técnico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.