O papel da acessibilidade na localização das atividades comerciais e de serviços na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2021.62800Abstract
As inovações nas tecnologias da informação permitiram novas formas de organização e ampliação da escala de atuação de empresas que atuam no setor comercial e de serviços, não se restringindo mais apenas às metrópoles e grandes cidades, mas sobre um número crescente de cidades consideradas médias. Este artigo tem o objetivo de avaliar o processo de reestruturação urbana e da cidade em Campos dos Goytacazes, tendo como foco as estratégias locacionais dos agentes econômicos que atuam nas atividades comerciais e de serviços. A metodologia utilizada inclui levantamento bibliográfico, levantamento de dados secundários e primários (questionários) e sistematização e análise dos dados. Os resultados alcançados mostram que, apesar de o acesso as redes informacionais ser imprescindível para a atuação multiescalar das empresas, na escala intraurbana as tecnologias da informação têm pouca força explicativa nas estratégias espaciais de localização dos estabelecimentos comerciais e de serviços. Os fatores mais importantes são definidos pela acessibilidade, especialmente a existência de grande fluxo de pessoas e a visibilidade oferecida pela localização. Embora o centro seja a localização de maior acessibilidade de Campos dos Goytacazes, as atividades econômicas de comércio e serviços têm sido reorientadas para as vias estruturais mais importantes, onde são elevados os níveis de acessibilidade e visitação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.