O Desenvolvimento Rural sob o olhar de um Novo Paradigma: o caso do estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Alcimar Chagas Ribeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2020.59096

Resumo

A crise econômica no estado do Rio de Janeiro gera reflexões sobre possíveis alternativas à atividade petrolífera. As expectativas do setor, sem estratégias efetivas para absorção das externalidades positivas, viraram frustação com o encolhimento produtivo da Bacia de Campos na última década. O investimento no setor agropecuário é indicado pelas lideranças sem um diagnóstico mais abrangente. É nesse sentido a contribuição do presente trabalho, cujo objetivo é desenvolver um diagnostico sistematizado da economia rural fluminense a luz dos fundamentos característicos da economia de baixa densidade conceituada pela OECD. Complementarmente, o trabalho busca ainda enquadrar a economia rural fluminense nos parâmetros do Novo Paradigma Rural da OECD, encontrando resultados desalentadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcimar Chagas Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Economista, Doutor em Engenharia de Produção e Pós - Doutorado em Economia. Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense darcy Ribeiro - UENF.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

RIBEIRO, Alcimar Chagas. O Desenvolvimento Rural sob o olhar de um Novo Paradigma: o caso do estado do Rio de Janeiro. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 19, p. 234–251, 2021. DOI: 10.12957/cdf.2020.59096. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/59096. Acesso em: 2 maio. 2025.