Acesso a bens e serviços públicos e território: notas gerais sobre o (des)caso da atenção primária na cidade do Rio de Janeiro.
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2021.58635Abstract
Este artigo tem como objetivo apontar os principais aspectos da relação entre acesso da população a bens e serviços públicos e território, discutindo brevemente como a constituição histórica dos direitos sociais e a distribuição territorial dos serviços tem impacto no acesso da população e sobre o direito à cidade. Foi utilizada a categoria território usado, de Milton Santos, à luz do papel do Estado na distribuição dos serviços públicos. Os conceitos de sub-cidadania e espoliação urbana, de Lúcio Kowarick fazem um paralelo à instituição de política de saúde no Brasil e à questão do acesso às políticas públicas frente às desigualdades territoriais. Como exemplo, utilizamos uma rápida análise da cidade do Rio de Janeiro e sua política de atenção primária por meio da saúde da família, entre 2010 e 2020.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.