Impactos causados pelo incremento da frota de veículos na cidade de Itaperuna/RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2019.56437Abstract
O objetivo do artigo é avaliar os principais impactos causados pelo aumento da frota de veículos automotores na cidade de Itaperuna, RJ, no período de 2005 a 2017, além de indicar os principais efeitos sobre a economia da cidade e as problemáticas associadas ao bem-estar da população. A metodologia baseou-se em levantamento de dados junto ao Departamento Nacional de Trânsito, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sobre a frota licenciada e Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, além da pesquisa em fontes bibliográficas. Grande proporção da população é de idade jovem, aumentando o potencial de pessoas economicamente ativas e com porte de veículos. No período de análise, a frota de veículos automotores cresceu132%. Não houve mudança nas estruturas das vias de acesso, ruas e avenidas, mesmo com o crescimento do fluxo de veículos. Com a inexistência de estacionamento rotativo municipal e a escassez do transporte público, grande parte dos trabalhadores se desloca de carro, fazendo com que a quantidade de vagas seja reduzida, afastando assim clientes. Há também engarrafamentos devido ao crescimento da rede de ensino superior que recebe estudantes de cidades próximas. Com isso, nota-se o aumento na quantidade de acidentes de carro, e como consequência o número de óbitos. Constatou-se que a relação de habitantes por veículos no município de Itaperuna é maior do que a média nacional. Conclui-se assim que é preciso realizar um planejamento urbano na construção diária da cidade, através de investimentos em infraestrutura, ciclovias, calçadas, corredores de ônibus e ampliação de avenidas e vias de acesso a partir da demanda da mobilidade.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.