A contribuição de mestres e doutores para a inovação no Rio de Janeiro: um estudo baseado em survey com ex-bolsistas em empresas
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2019.56431Resumo
Desde os anos 1990 há um importante crescimento no número de titulados de mestrado e doutorado nas diversas áreas do conhecimento no Brasil. Segundo o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, o número de doutores cresceu de 2.854 em 1996 para 16.729 em 2014, entretanto poucos se empregam em empresas, o que tem estimulado as agências de fomento estaduais e federais a criarem bolsas para contratação desses profissionais por empresas. O objetivo deste artigo é analisar o efeito das bolsas concedidas de 2012 a 2014 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) para a inserção de mestres e doutores nas atividades inovativas de empresas sediadas no estado do Rio de Janeiro (ERJ), sob a óptica do ex-bolsista. Após um levantamento e caracterização das bolsas concedidas, foram elaborados questionários e enviados individualmente aos ex-bolsistas. Em 2012, seis empresas foram agraciadas com bolsas Faperj desta modalidade, tendo esse número aumentado para 15 em 2013 e se reduzido para 6 em 2014. Apesar da distribuição por atividade econômica ser ampla, 21% das empresas contempladas eram de Atividades profissionais, científicas e técnicas e 18% eram Indústrias de transformação. De um total de 28 ex-bolsistas, 46% respondeu ao questionário. Sobre a importância da bolsa para a empresa, a totalidade dos ex-bolsistas respondentes a considerou essencial. Conclui-se que as bolsas são relevantes para inserção de pesquisadores pós-graduados em empresas, mas que a penetração dessas bolsas no tecido produtivo do ERJ é ainda muito baixa. Admitindo que a presença desses pesquisadores pode trazer ganhos para a empresa, em termos de inovação, melhora da competitividade e inserção internacional é necessário aprofundar o estudo para verificar seu impacto enquanto política pública.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.