A COMUNICAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS-RJ
Resumo
O Plano de Emergência Municipal (PEM) como instrumento de apoio na incidência de riscos ambientais auxilia a comunicação junto à população diante de possível desastre, a partir do Gabinete de Gestão de Crise Municipal (GGCM). Este trabalho visa avaliar os procedimentos de comunicação de risco entre os agentes envolvidos e a comunidade do evento hidrológico que atingiu o município de Duque de Caxias-RJ entre 15 e 16 de janeiro de 2016. O GGCM integra ações de controle da comunicação entre a governança municipal e a comunidade com vistas à otimização de resposta às situações de eventos naturais extremos. Resultados apresentam equipes mobilizadas no atendimento de 58 ocorrências de áreas atingidas por alagamentos, inundações e escorregamentos. Conclui-se que o monitoramento hidrológico acompanhado de comunicação reversa participativa auxilia na prevenção de danos causados por desastres de eventos de inundação no atendimento à população em situações de risco ou de emergência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.