NudgeRio: um caso de aplicação de Ciência Comportamental às Políticas Públicas
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2019.52711Abstract
As soluções para políticas públicas baseadas em insights comportamentais, mais conhecidos como Nudges, têm se mostrado simples e de baixo custo, exibindo grande potencial para influenciar positivamente a qualidade de vida da sociedade. Este estudo sintetiza as bases e os fundamentos teóricos da Economia Comportamental, esclarecendo de que forma estes conceitos científicos podem ser aplicados na prática para formular políticas regulatórias. Também foram analisados exemplos práticos de aplicações de Nudges no âmbito da governança estatal, em especial, o caso da NudgeRio, unidade criada na Prefeitura da Cidade do Rio, que tem por objetivo o estudo e a implementação de projetos de ciência comportamental aplicada. Ao final, conclui-se pela viabilidade da concepção de políticas públicas baseadas em Economia Comportamental e em testes randomizados, como forma de se aperfeiçoar a conduta individual e coletiva através da transformação do contexto de escolhas oferecido ao cidadão.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.