Mulher, política e cidade: reflexões analíticas
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2019.52526Resumo
O objetivo do artigo é abordar, sem pretensão de esgotar o assunto, algumas temáticas e discussões que consideramos fundamentais para evidenciar nossa perspectiva analítica para a compreensão das relações entre mulheres, cidade, feminismo e participação em espaços de representação política. Este artigo é parte de uma pesquisa, ainda em andamento, cujo objetivo é analisar a presença feminina na política, mais especificamente na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Levando em conta a existência e a implementação das cotas eleitorais para mulheres, buscaremos pensar as relações entre a participação política e o direito à cidade sob a concepção de gênero. Neste trabalho, partiremos de uma revisão de literatura que traz uma exposição contextual, histórica e teórica acerca da presença feminina nas esferas representativas de poder. Não deixaremos de lado a análise dos termos conceituais e teóricos do direito à cidade para
compreendermos a questão do direito feminino à cidadania plena na vida das cidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.