Perfil socioeconômico de feirantes do Mercado Municipal de Campos dos Goytacazes

Autores

  • Graciela Aparecida Profeta
  • Raquel Chaffin Cezario
  • Elen Cristina de Mattos Lima
  • Vanuza da Silva Pereira Ney

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2019.52521

Resumo

Esta pesquisa objetivou definir o perfil socioeconômico de feirantes de hortifrutícolas do mercado municipal de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Para isso foram abordados aspectos relacionados ao canal de comercialização, o perfil e as características econômicas que diferenciam os feirantes, bem como uma pesquisa bibliográfica a fim de encontrar conceitos que possam definir o que seria perfil socioeconômico. Realizou-se ainda uma pesquisa de campo no mercado municipal de Campos dos Goytacazes com os feirantes do segmento hortifrutícolas. De maneira geral, os resultados obtidos apontaram que a renda mensal oriunda da feira era de extrema importância na composição da renda total da família,
e, portanto, na sobrevivência das mesmas. Observou-se também que as condições socioeconômicas desses feirantes eram provenientes das atividades no mercado municipal da cidade, e que os feirantes não usavam os circuitos curtos de produção que garantiriam a comercialização da produção local e que isso, além de não lhes fornecer produtos diferenciados para a venda, ainda implicava em perda de receita, pois acabavam competindo em condições desiguais com os supermercados da cidade. Por fim, os feirantes também apontaram a necessidade de maior apoio do poder público para a melhoria das condições e da infraestrutura do local onde desenvolviam a atividade e também suporte no escoamento da produção.

Downloads

Publicado

2020-07-07

Como Citar

APARECIDA PROFETA, Graciela; CHAFFIN CEZARIO, Raquel; CRISTINA DE MATTOS LIMA, Elen; DA SILVA PEREIRA NEY, Vanuza. Perfil socioeconômico de feirantes do Mercado Municipal de Campos dos Goytacazes. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 16, p. 73–88, 2020. DOI: 10.12957/cdf.2019.52521. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/52521. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos