Processo de valorização da escola como fundamento para intervenção no ambiente construído e na qualidade do lugar de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2016.35881Abstract
A história da arquitetura escolar carioca demonstra que as soluções adotadas desde as primeiras unidades em meados do século XIX até os dias de hoje, possuem características de projeto padrão. Nos séculos passados, os edifícios escolares implantados no meio urbano dialogavam com o entorno expressando seu valor como marcos referenciais daquele contexto político sociocultural. No entanto, muitos desses edifícios ainda hoje se mantêm em uso, com a mesma função original educativa. A partir da aplicação conjunta dos conceitos, métodos e instrumentos de pesquisa relacionados à avaliação do ambiente construído, essa pesquisa procura verificar as condições de adaptabilidade de usos em uma escola de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro. Através da valorização do patrimônio escolar e sua memória, procura-se justificar e condicionar, a partir de diretrizes projetuais, a permanência espaço-temporal dessa instituição. Esse estudo propõe que os processos de valorização da escola acontecem através do relacionamento dos conceitos de diversas pesquisas que tratam da interação usuário-ambiente escolar, para a construção do lugar de aprendizagem. Como resultados, percebeu-se que no geral a arquitetura escolar (inclusive a contemporânea) ainda não dialoga com os objetivos da educação, ponto chave para a sua permanência no contexto urbano e valorização social.
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