Indicadores e a análise da oferta cultural na Cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2016.35875Abstract
O uso de dados e indicadores na gestão e nas políticas culturais é uma prática em ascensão no século XXI. Recurso estratégico e apoio para processos de tomada de decisão, o uso de indicadores ajuda a confirmar aspectos e percepções sobre dinâmicas e práticas, bem como evidenciar outros não percebidos. Tomando como referência as contribuições do uso de referenciais para mensuração de aspectos da gestão cultural, o presente artigo tem como objeto o Indicador de Oferta Cultural (IOC) na cidade do Rio de Janeiro a partir de dados de equipamentos sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (SMC-RJ), para o ano de 2013, proposto na pesquisa realizada no mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE), em 2015. Tem como objetivos apresentar a proposta metodológica e os resultados do indicador proposto, em duas escalas administrativo-geográficas (Área de Planejamento e Região Administrativa); além de considerações sobre um sistema complementar de indicadores e as contribuições do uso de dados e indicadores nos processos de tomada de decisão na gestão cultural. São utilizados dados de registro administrativo da SMC-RJ sobre atividade, capacidade e público dos cinqüenta e dois equipamentos culturais sob a gestão da Secretaria, entre os meses de janeiro e dezembro de 2013. Foi utilizado o Excel, do pacote Office da Microsoft, para a construção dos indicadores, a partir de técnicas estatísticas; com apoio do ArcGIS v.10 para aplicação de técnicas de geoprocessamento para a espacialização dos resultados. Os resultados confirmam diferenças na distribuição da oferta cultural em diferentes regiões da cidade, afirmando contribuições do uso de dados e indicadores na avaliação de aspectos gerenciais e possibilidades de apoio a processos de tomada de decisão, reconhecido o uso estratégico de dados do cotidiano na gestão.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.