Da sala de aula ao trabalho: as exigências linguísticas das empresas petrolíferas do Norte Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2015.28867Resumo
O presente artigo está inserido na área de Planejamento e Desenvolvimento Regional e pretendeanalisar, em linhas gerais, as exigências linguísticas do mercado de trabalho da indústria petrolíferada Região Norte Fluminense. Na relação escola-empresa, busca-se analisar se as escolas preparamseus alunos para se comunicarem no campo profissional. Com a modernização nas empresas, surgeum novo perfil laboral, que valoriza o trabalhador não apenas sob a ótica da tecnologia, mas tambémquanto à sua competência linguística. Assim, respaldado por conceitos sobre língua e linguagem,à luz de abordagens teóricas essenciais, fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional (ldb) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (pcn), este texto propõedestacar a comunicação em língua portuguesa e inglesa como um componente essencial do novoperfil de trabalhador exigido pelas empresas do Norte Fluminense e o papel da escola nesse contexto.
Palavras-chave: mercado petrolífero, competências linguísticas, perfil laboral
< doi 10.12957/cdf.2015.26712 >
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.