Novas perspectivas de análise da dinâmica socioeconômica e territorial da Região Fluminense do Extrativismo Petrolífero

Autores

  • José Luis Vianna da Cruz

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2015.28864

Resumo

Este artigo, de cunho ensaístico, se propõe a fazer uma varredura panorâmica dos temas, objetos,questões, e suas respectivas abordagens, num conjunto circunscrito de pesquisas sobre a dinâmicaregional do território da economia extrativista do petróleo fluminense. Inicialmente restritas ao estudoda dinâmica da mesorregião Norte Fluminense, e, nesta, aos polos de Campos, tradicional, eo de Macaé, sede das instalações físicas do Complexo de e&p – Exploração e Produção de Petróleoe Gás da Bacia de Campos, as pesquisas acompanharam a expansão territorial dos impactos diretosda economia petrolífera, em suas diversas fases: a anterior ao aumento das rendas seletivamentedistribuídas; a posterior à quebra do monopólio e aos aumentos das rendas; e a que incorpora oPré-Sal, o Porto do Açu e um conjunto de investimentos em infraestrutura portuária e de logísticaviária, que promovem a integração da economia regional nos marcos da inserção internacional daeconomia brasileira. Tais processos trazem desafios à atualização dos marcos analíticos da dinâmicadesse território tornado mais complexo, ampliado e adensado, abarcando, atualmente, o NoroesteFluminense e as Baixadas Litorâneas, ou região dos Lagos.

Palavras-chave: Dinâmica Regional. Mesorregião Norte Fluminense. Produção de Petróleo e Gás daBacia de Campos. Porto do Açu. Pré-sal.

< doi 10.12957/cdf.2015.26681 >

Downloads

Publicado

2017-05-22

Como Citar

da Cruz, J. L. V. (2017). Novas perspectivas de análise da dinâmica socioeconômica e territorial da Região Fluminense do Extrativismo Petrolífero. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (9), 49–65. https://doi.org/10.12957/cdf.2015.28864

Edição

Seção

Artigos