Dispersão e extensão urbana no município de Araruama
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2015.26560Abstract
Este artigo tem por finalidade mostrar as transformações em termos de consumo do espaço em uma cidade média da Região dos Lagos, Araruama. As transformações que serão abordadas são principalmente de ordem espacial, tendo em vista a expansão de loteamentos, com residências, em sua maioria, de ocupação temporária, ao longo da lagoa Araruama. Questões acerca da dispersão e da extensão urbana podem ser discutidas e analisadas, tendo em vista as características da urbanização de cidades ligadas à atividade turística.As dinâmicas de aprovação de projetos de loteamentos contribuíram para a extensão urbana e consequente redução de zonas naturais e antropo-naturais. Discute-se, deste modo, os impactos ocasionados pela configuração espacial do município orientado pela expansão massiva de loteamentos de uso residencial temporário.
Palavras-chave: dispersão urbana, loteamentos, desenvolvimento urbano.
<doi 10.12957/cdf.2015.26560 >
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.