A luta pelas estatísticas em três momentos marcantes na história do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2015.19719Resumo
<doi>10.12957/cdf.2015.19719
No Brasil, por muito tempo a atividade estatística seria descontínua e assistemática. Assim, poder dispor de estatísticas para representar as realidades não era tarefa fácil. Entretanto, elas sempre eram desejadas e por certo desejáveis. Nada melhor do que delas dispor, seja em tabelas, diagramas e cartogramas para, num relance, dar clara visão do estado das realidades. Esse desejo, e a luta por tê-las cresciam em momentos marcantes. Pois este texto marca três desses momentos na história do Brasil: um deles, ao tempo do Império (1850), pautado por estimulo de renovação progressista (criação do Arquivo Estatístico Fluminense); os outros se deram ao tempo republicano, ambos em instantes de celebração: o primeiro (1908)aos cem anos da abertura dos portos às nações amigas (Exposição Nacional), e o segundo (1922) aos cem anos da independência nacional (Exposição Internacional).
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.