A contribuição das universidades e indústrias do Rio de Janeiro no desenvolvimento de tecnologias de Defesa Nacional
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2015.19713Resumo
<doi>10.12957/cdf.2015.19713
Neste artigo defende-se que as tecnologias possuem usos múltiplos, podendo ter emprego civil e militar. Também comprova-se, através de documentos oficiais, que o Brasil tem sofrido entraves tecnológicos de nações estrangeiras, tornando vantajoso produzir equipamentos militares em território nacional. Por fim, demonstra-se que o País possui estrutura para produção local de ciência e tecnologias de Defesa e que o Estado do Rio de Janeiro destaca-se nesse contexto. A metodologia utilizada é de análise de recortes da história industrial-militar, além de legislação, documentos e dados oficiais. A pesquisa é parte de tese doutoral produzida na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade Harvard (EUA), com recursos da Capes e da Fundação Lemann.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.