Redefinindo a Paisagem do Rio de Janeiro: dilemas constantes sobre o espaço carioca
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2015.19710Abstract
<doi>10.12957/cdf.2015.19710
Ser carioca é um estado de espírito, mas também uma condição identitária que aceita mudanças constantes da paisagem onde se habita, vive, trabalha. A cidade do Rio de Janeiro vem sendo submetida, secularmente, à transformação de sua paisagem como reflexo de políticas de modernização espacial que vêm sendo implementadas por agentes políticos instituídos, em variadas escalas. Ao longo dos seus 450 anos, a cidade passou por mudanças reestruturantes da sua morfologia, cujas intencionalidades seguem os modelos tradicionais de desenvolvimento socioespacial, que, muitas vezes, não respeitam as características gerais do sítio carioca e as necessidades de qualidade de vida de sua população. Tais modelos se repetem regularmente e, atualmente, estão sendo ressignificados com força total, o que afetará mais uma vez a paisagem da cidade.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.