Valença: dos Caminhos de Comércio à Indústria
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2015.17738Resumo
<doi>10.12957/cdf.2015.17738
O artigo objetiva discutir o processo de formação e desenvolvimento da cidade de Valença, situada no Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, bem como a maneira como ocorreu, naquela cidade, a superação do impacto gerado pela crise da cafeicultura escravista. A formação da cidade está ligada ao comércio tropeiro, ao impulso e riqueza gerada pela expansão cafeeira, passando por rápida modernização. A crise da cafeicultura escravista atingiu, de forma diferenciada, diversos municípios do Vale do Paraíba. Em Valença, a diversificação econômica, o desenvolvimento comercial e industrial da cidade – sua ligação campo-cidade e com menor concentração fundiária que outros municípios – colaboraram para que fosse menos atingida pela crise e avançasse rapidamente para as relações capitalistas. Tal processo é o objeto de reflexão deste trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.