Perfil das Exportações Fluminenses: uma análise da pauta exportadora no período 1990/2013
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2014.14232Abstract
<doi>10.12957/cdf.2014.14232
A estrutura das exportações fluminenses passou por grandes modificações devido àstransformações ocorridas no âmbito das atividades petrolíferas à abertura do comérciointernacional em meados da década de 1990. Nesse sentido, o presente trabalho analisou ocomportamento e a estrutura do setor exportador do Estado do Rio de Janeiro no período de1990 a 2013. Os resultados apontaram para uma redução na participação das exportaçõesdo setor de ferro fundido, ferro e aço, e um aumento da parcela correspondente ao setorde combustíveis minerais, óleos minerais e matérias betuminosas. Demonstrou também aconcentração da pauta exportadora no setor de combustíveis minerais. Além disso, verificouseque os Estados Unidos são o principal parceiro comercial do Rio de Janeiro, contudo, nãofoi confirmada a existência de concentração em relação aos destinos das exportações.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.