Desenvolvimento versus crescimento: as contradições no município de Itaguaí – RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2014.14231Abstract
<doi>10.12957/cdf.2014.14231
O munícipio de Itaguaí, junto com o Estado do Rio de Janeiro, é segundo a FIRJAN (2013) aregião no mundo que recebe a maior quantia de investimentos em valor absoluto. Este artigoobjetiva verificar como o boom de investimentos no município vem encadeando mudançasnas estruturas locais. Esse crescimento induzido pelos Grandes Projetos de Investimentos –GPIs estaria se traduzindo no desejado desenvolvimento territorial sustentável? Os poderespúblicos locais e a sociedade civil do município estão em sintonia com essas transformações?Através de pesquisas de campo, contrapontos teóricos e dados disponíveis sobre os investimentosno município, políticas públicas e participação social, busca-se neste artigo traçarum panorama das forças de inércia e de mudança que induzem os avanços e as perspectivaspara o local.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.