Perdas Econômicas dos Desastres Climáticos no Estado do Rio de Janeiro, 2001-2010
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2014.14228Resumo
<doi>10.12957/cdf.2014.14228
Este trabalho estima as perdas econômicas decorrentes de enchentes e movimentos de massacausados por eventos climáticos extremos (chuvas torrenciais) no Estado do Rio de Janeirono período 2001-2010. Foram utilizados os dados do Atlas Brasileiro de Desastres Naturaisreferentes ao número de pessoas afetadas, frequência e locais de ocorrência desses eventos.Essas informações foram cruzadas com estimativas de perdas econômicas na Região Serranado Rio de Janeiro causadas pela tragédia de janeiro de 2011 (Banco Mundial, 2012). Assim,estimou-se que as perdas com desastres semelhantes ocorridos no Estado do Rio de Janeirono período estudado ficaram entre R$ 48,4 e 54,5 bilhões, aproximadamente 1,3% do PIB doEstado em 2010.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.