Rumos da Civilização: plantadores fluminenses na abertura de estradas e canais
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2014.11534Abstract
<doi>10.12957/cdf.2014.11534
Objetiva-se apresentar aspectos sobre a construção do Canal Campos-Macaé, obra realizada no período de 1845 a 1872, enfatizando a atuação dos fazendeiros regionais na realização do projeto que exigiu capital político e recursos públicos vultosos. A análise considera aspectos da economia e da política fluminense face à formação e à consolidação do Estado Imperial, à expansão das atividades agroexportadoras da província e ao protagonismo dos plantadores na abertura dos caminhos.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.