O processo de esvaziamento industrial em São Gonçalo no século XX: auge e declínio da “Manchester Fluminense”
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2014.11532Abstract
<doi>10.12957/cdf.2014.11532
O artigo tem por objetivo descrever o processo de esvaziamento industrial do Município de São Gonçalo, localizado na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Outrora um dos mais importantes parques industriais do Estado – tendo recebido a alcunha de “Manchester Fluminense” – o processo de industrialização, construído de forma “espontânea” pelo setor privado, não teve fôlego e já na década de 1970 começaram a aparecer os primeiros sinais de sua decadência industrial. Entre as causas apontadas, a mais importante parece ter sido a negligência da ação estatal no município, nas três esferas, seja pela precariedade da infraestrutura, seja pela escolha de outras regiões fluminenses para abrigar investimentos estatais de maior fôlego, deslocando para essas regiões o dinamismo industrial do Estado.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.