De uma discussão para uma investigação (histórica) a partir das aulas de análise real
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.49731Palabras clave:
Propriedade Arquimediana, Análise Real, Investigação HistóricaResumen
Este trabalho teve como motivação inicial as discussões acerca do tema numeração provenientes da disciplina de analise real, ministrada no quarto ano do curso de licenciatura em matematica da Universidade Estadual do Oeste do Parana, campus de Foz do Iguaçu. Na ocasião, buscavamos identicar e refletir sobre as principais diferenças entre o conjunto dos números racionais (Q) e o conjunto dos números reais (R); e as considerações a respeito da densidade de Q em R nos levou ao uso da propriedade arquimediana. A simplicidade de seu enunciado e sua relevância na estrutura dos números reais nos conduziu a diversos episódios que extrapolaram a ementa da disciplina, aprofundando os estudos tanto nos aspectos teóricos como nos históricos. Entre eles, buscamos esclarecer a origem do nome que caracteriza tal propriedade, bem como mostrar alguns exemplos e resultados sobre corpos arquimedianos e não arquimedianos.Descargas
Publicado
2020-07-01
Cómo citar
Lübeck, K. R. M., Lübeck, M., & Rodrigues Júnior, A. (2020). De uma discussão para uma investigação (histórica) a partir das aulas de análise real. Cadernos Do IME - Série Matemática, (14), 40–57. https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.49731
Número
Sección
Artículos de divulgación
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en la revista Cadernos do IME - Série Matemática pertenecen a los respectivos autores, con los derechos de primera publicación asignados a la revista.
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.