O Número Básico de Reprodução de uma Doença e a Matriz Próxima Geração
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadmat.2019.47043Palavras-chave:
Sistemas Autônomos, Modelagem em Epidemiologia, Número Básico de Reprodução de uma doença, Matriz Próxima GeraçãoResumo
O principal parâmetro para avaliar a intensidade de transmissão de uma doença infecciosa é o Número Básico de Reprodução da doença, denotado por R0. O número R0 é um indicador do limiar epidêmico da doença. Sua determinação permite a compreensão da dinâmica da propagação da doença e traçar estratégias para o controle da mesma. O objetivo desse trabalho é descrever um método algébrico para o cálculo do número R0, que utiliza uma matriz, chamada Matriz Próxima Geração, a qual estará associada a um modelo matemático da doença. Aplicamos o método para a determinação do número R0 em uma modelagem, por meio de equações diferenciais ordinárias, da Leishmaniose Canina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados no periódico Cadernos do IME - Série Matemática pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos ao periódico.
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.