Avaliação de competências e seleção de pessoal qualificado em atividades específicas – aplicação de um modelo baseado na lógica fuzzy

Autores

  • Jesús Domech Moré Universidade Estácio de Sá - UNESA
  • Harvey José Santos Ribeiro Cosenza Universidade Estácio de Sá - UNESA

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar a aplicação de um modelo, baseado na lógica Fuzzy, de apoio à tomada de decisões, para avaliação de competências e seleção de pessoal qualificado no desempenho de atividades específicas, no nosso caso, avaliação em ensaios não destrutivos por ultra-som (END). Considerando competências como um repertório de comportamento que pessoas e/ou organizações dominam, torna-se necessário estabelecer um processo sistematizado, com metodologia específica, passível de mensuração e comparação, a fim de se identificar a melhor competência e seleção de pessoal. Para o caso analisado, estima-se que, as competências e o comportamento humano são responsáveis por 50% a 80 % dos acidentes tecnológicos ocorridos, e que a taxa relativa de detecção do defeito durante a inspeção é de aproximadamente 50 %. O procedimento metodológico utilizado consistiu em identificar 59 fatores de incidência no comportamento humano. Estes foram avaliados a partir de termos lingüísticos por especialistas e pelos próprios inspetores. Como resultado, foram identificados os aspectos mais importantes para a confiabilidade humana na execução das atividades. Permitindo que a Organização faça a sua escolha com maior confiança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Como Citar

DOMECH MORÉ, Jesús; SANTOS RIBEIRO COSENZA, Harvey José. Avaliação de competências e seleção de pessoal qualificado em atividades específicas – aplicação de um modelo baseado na lógica fuzzy. Cadernos do IME - Série Estatística, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 16, 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15765. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Serie Estatística

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)