Avaliação da qualidade em serviços: uma aplicação fuzzy sobre serviçosprestados em uma instituição bancária
Resumo
O objetivo do presente trabalho é identificar, através da aplicação da lógica fuzzy, as discrepâncias entre as expectativas de qualidade observadas pelos gerentes e a qualidade percebida pelos clientes de uma instituição bancária, dimensionar estas discrepâncias e calcular o grau de inclusão da opinião dos clientes na opinião da gerência, utilizando como método o SERQUAL. As opiniões referentes às dimensões de confiabilidade, tangibilidade, sensibilidade, segurança e empatia dos serviços bancários, que estruturam a técnica de levantamento, foram avaliadas sob as óticas da qualidade percebida pelos clientes e expectativas do gerente. O artigo envolve a utilização de duas técnicas complementares como instrumental de análise da inserção das opiniões e ações do gerente nas percepções dos clientes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-06-01
Como Citar
SANTOS RIBEIRO COSENZA, Harvey José; DOMECH MORÉ, Jesús; ROBERTO RIBAS, José; SILVA DE LIMA, Alexandre Henrique. Avaliação da qualidade em serviços: uma aplicação fuzzy sobre serviçosprestados em uma instituição bancária. Cadernos do IME - Série Estatística, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 29, 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15739. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Serie Estatística
Licença
Declaramos que, em caso de aceitação do artigo, os autores permanecem com os direitos autorais do artigo, concedendo a revista Cadernos do IME – Série Estatística os direitos de primeira publicação e outros direitos de publicação não exclusivos referentes ao mesmo.