Estudo das variáveis que contribuem para o nível de empatia nos acadêmicos de medicina
DOI:
https://doi.org/10.12957/bjhbs.2020.53532Resumo
Introdução: Empatia é definida como processo psicológico
orientado por mecanismos que englobam as esferas afetiva,
cognitiva e comportamental quanto à observação da experiência
do outro, essencial à área médica no estabelecimento
de confiança entre médico e paciente. Objetivos: Identificar
as variáveis que podem influenciar nos níveis de empatia no
decorrer da graduação médica, tais como gênero, ano de graduação
e escolha da especialidade médica. Materiais e Métodos:
Realizou-se consulta nos bancos de dados: BIREME, PubMed
e Google Scholar. Os critérios de inclusão na seleção foram os
idiomas, período de publicação (2007-2018), e que correspondessem
à temática, e exclusão de artigos que avaliavam os
índices de empatia com profissionais e alunos de residência
médica. Resultados: Os resultados foram diversificados, desde
a afirmação de que o grau de empatia não alterava com o
passar dos anos na graduação de medicina até que esse nível se
modificava entre o primeiro e sexto ano entre os estudantes,
em que prevalecera a notável queda dos níveis de empatia
após o terceiro ano da graduação, significativamente no sexo
masculino. Conclusões: Observa-se que durante a graduação
em cursos de medicina há uma redução dos níveis de empatia,
durante o ciclo clínico, algo que afeta negativamente a relação
médico-paciente, promovendo dificuldades na comunicação
e na adesão ao tratamento.
Descritores: Medicina; Centros Médicos Acadêmicos;
Empatia.
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