A REPRESENTATIVIDADE DEMOCRÁTICA E O PAPEL CONTRAMAJORITÁRIO DA JUSTIÇA ELEITORAL
PDF

Palavras-chave

Direito eleitoral
Cassação de mandatos
Soberania popular
Ativismo Judicial

Como Citar

Andrada, A. L. O. L., & Ephina, M. M. (2023). A REPRESENTATIVIDADE DEMOCRÁTICA E O PAPEL CONTRAMAJORITÁRIO DA JUSTIÇA ELEITORAL. Ballot, 6(1), 67–73. https://doi.org/10.12957/ballot.2020.77808

Resumo

Este artigo busca demonstrar que o Judiciário, especificamente a Justiça Eleitoral, ao julgar a cassação de mandatos eleitorais, deve agir com autocontenção, restringindo-se a seu papel constitucional. Isso se deve pelo sistema em que a sociedade brasileira é construída, o sistema democrático, que pressupõe a vontade popular como protagonista do poder.

https://doi.org/10.12957/ballot.2020.77808
PDF

Os Direitos Autorais dos trabalhos publicados na revista BALLOT continuam pertencendo aos seus autores, que autorizam, ao inscrever-se no processo de submissão, a divulgação do seu conteúdo nesta plataforma para o acesso livre pela internet, devendo sempre ser citada a fonte.  Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor (es).

A Revista Ballot obedece aos termos da licença Creative Commons 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/), atribuição não comercial e sem derivações, em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/98.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.