Espectro XXI – Labirintos da comunicação digital global
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2026.95616Palavras-chave:
Autonomia, Cosmotécnica, Filosofia da TécnicaResumo
Este ensaio tecnopolítico navega pelo labirinto das escolhas sobre a comunicação digital, opondo-se ao automatismo na relação humano-máquina. Critica-se assim a alienação técnica e a ausência de relações de poder na conformação de discursos cosmotécnicos. Propõe-se, então, um ecossistema autônomo de mídia baseado em TV e rádio digital, redes comunitárias e software livre, que, ao invés da infraestrutura centralizada da internet, fomentam a autonomia cidadã. Compreendendo a noção de "margem de indeterminação" das máquinas e rumo a uma pedagogia da técnica que transforma usuários em co-produtores, a desalienação técnica emerge de uma prática material, cultivando uma "tecnomagia" que restitui a dignidade aos objetos técnicos. Esta abordagem ético-estética busca uma relação horizontal e sagrada com a técnica, aproximando-a do mundo natural e combatendo a "indústria da consciência", promovendo uma arte de co-existir.
Downloads
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thiago Novaes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.