Imagens que a máquina lê, mundos que ela apaga

notas sobre epistemicídio computacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2026.95285

Palavras-chave:

Epistemicídio computacional, visão computacional, inteligência artificial

Resumo

Escrevo como cientista da computação formada para otimizar e abstrair, mas hoje situada nas bordas entre o código, a crítica social e as epistemologias negras. Nesse lugar, a visão computacional deixa de ser apenas um problema técnico e passa a ser um campo de disputa: quem define o que é erro, quem desaparece como ruído, quem é reconhecido como padrão. Em diálogo com o conceito de epistemicídio e com o ensaio “Contra a métrica do mundo”, desenvolvo a ideia de epistemicídio computacional aplicada à imagem. Analiso três regimes de imagens algoritmizadas – de treino, operacionais e de plataforma – em contraste com formas socializadas de circulação de imagens como prova, memória e contranarrativa. O ensaio marca a importância de formular essa crítica a partir da computação, em um mestrado em Inteligência Artificial, para confrontar os limites do modo como os algoritmos “leem” imagens e reorganizam o mundo.Ao fazer isso, sigo demarcando lugar: escrevo a partir de um sistema técnico e institucional, mas orientada por projetos de emancipação coletiva que não cabem nas métricas desse sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nina da Hora, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Nina da Hora é cientista da computação, pesquisadora e hacker antirracista. Formada em Ciências da Computação pela PUC-Rio, é mestra em Inteligência Artificial no Instituto de Computação da Unicamp e mestranda em Política Científica e Tecnológica na mesma universidade. Sua pesquisa se concentra em Ética em visão computacional, Critical AI e Machine Learning.  Disputando, por dentro, os sentidos da computação em contextos marcados pelo apagamento.

É fundadora e diretora do Instituto da Hora, centro de pesquisa dedicado à emancipação dos direitos digitais com enfoque antirracista. Atua em conselhos e instâncias de assessoramento em tecnologia e IA, como o Conselho Consultivo da Presidência do Governo em  espaços de formulação de políticas públicas no governo. Colunista da MIT Technology Review Brasil e autora do livro "MyNews explica! Algoritmos.

Referências

AZOULAY, Ariella. The Civil Contract of Photography. New York: Zone Books, 2008.

BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BERGER, John. Ways of Seeing. London: British Broadcasting Corporation; Harmondsworth: Penguin Books, 1972.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

DA HORA, Nina. Contra a métrica do mundo. Stanford Social Innovation Review Brasil, Edição Especial – Futuros possíveis (IA), 2 set. 2025.

FIGUEIREDO, Ângela. Epistemologia insubmissa feminista negra decolonial. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 29, e0102, jan./abr. 2020.

FAROCKI, Harun. Phantom Images. Public, n. 29, p. 12-24, 2004.

FAROCKI, Harun. Eye/Machine I, II, III [instalação de vídeo]. 2000-2003.

MIRZOEFF, Nicholas. The Right to Look: A Counterhistory of Visuality. Durham: Duke University Press, 2011.

PARIKKA, Jussi. Operational Images: From the Visual to the Invisual. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2023.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologies of the South: Justice Against Epistemicide. Boulder: Paradigm Publishers, 2014.

SOMAINI, Antonio. Algorithmic Images: Artificial Intelligence and Visual Culture. Grey Room, n. 93, p. 74-115, 2023.

Downloads

Publicado

08-01-2026

Como Citar

DA HORA, Nina. Imagens que a máquina lê, mundos que ela apaga: notas sobre epistemicídio computacional. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, 2026. DOI: 10.12957/arcosdesign.2026.95285. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/95285. Acesso em: 8 fev. 2026.