O Design de interfaces para produtos digitais enquanto estratégia do capitalismo tardio
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2026.93755Palavras-chave:
campo do design, produtos digitais, design de interfaces, capitalismoResumo
Com o avanço da tecnologia e da internet, a sociedade segue imergindo cada vez mais em um mundo digitalizado. Ao mesmo tempo, novas formas consumo são criadas, seja de mercadorias, de dados ou informações. Com esses novos meios, o consumo também se torna digitalizado, ainda mais facilitado e desenfreado, percebido quase como uma atividade de lazer. A partir disso, este artigo tem como objetivo traçar um panorama histórico acerca do campo do design e levantar as relações entre o design de produtos digitais e o capitalismo tardio. Para isso é proposto, através da revisão de literatura, uma reflexão sobre a relação entre o design de produtos digitais e as formas de consumo contemporâneas, elucidam-se conceitos pertinentes de forma a ser possível identificar transformações no campo do design. Como resultado, o artigo aponta a postura conciliadora do campo do design na dinâmica entre as necessidades do capital e a conceituação disso em mercadorias.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1989.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BRIGGS, Asa; e BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Tradução: Maria Carmelita Pádua Dias. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
BRIGNULL, H.; LEISER, M.; SANTOS, C.; DOSHI, K. Deceptive Patterns – User Interfaces Designed to Trick You. In: deceptive.design. [S. l.], 2023. Disponível em: https://www.deceptive.design/. Acesso em: 21 jul. 2023.
CARDOSO, Rafael. Uma Introdução À História Do Design. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2008.
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. 2. ed. São Paulo, SP: Ubu Editora, 2022.
CIPINIUK, Alberto. Design: o livro dos porquês. O campo do design compreendido como produção social. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2014.
CIPINIUK, Alberto. O campo do design e a crise do monopólio da crença. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2017.
CONTINO, Joana Martins. Crítica à ênfase da “imaterialidade” no campo do Design: uma perspectiva marxista. Estudos em Design, [s. l.], v. 30, n. 2, 2022. Disponível em: https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/1453. Acesso em: 16 jun. 2024.
CONTINO, Joana Martins; e CIPINIUK, Alberto. Ideologia, divisão capitalista do trabalho e papel social do designer: um estudo sobre a produção de materialidade no design de moda. Modapalavra e-periódico, [s. l.], v. 10, n. 19, p. 040–053, 2017.
EAGLETON, Terry. Ideologia: uma introdução. São Paulo: UNESP, 1997.
ERLHOFF, Michael; e MARSHALL, Tim. Design dictionary: perspectives on design terminology. Basel: Birkhäuser Verlag, 2008.
FORTY, Adrian. Objetos de desejo – design e sociedade desde 1750. Tradução: Pedro Maia Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
HEINRICH, Fabiana Oliveira. Crítica da experiência como mercadoria no Campo do Design. 2018. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
HEINRICH, Fabiana Oliveira; e CIPINIUK, Alberto. As vertentes da noção de experiência no Campo do Design. Arcos Design, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 73–91, 2020.
HOBSBAWN, E. J. The Age of Revolution 1789 - 1848. Nova York: Mentor, 1964.
MANDEL, Ernest. O Capitalismo Tardio. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
MATIAS, Iraldo. Projeto e revolução: do fetichismo à gestão, uma crítica à teoria do design. Florianópolis: Editoria Em Debate/UFSC, 2014. Acesso em: 7 out. 2023.
MONTAGNER, Miguel Ângelo; e MONTAGNER, Maria Inez. A teoria geral dos campos de Pierre Bourdieu: uma leitura. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 255–273, 2011.
MORAES, Thais Monteiro Longaray de. Design Digital e Capitalismo na Era da Vigilância. 2022. Dissertação (Mestrado) – Universidade da Beira Interior, Portugal, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.6/12508.
MOROZOV, Evgeny. Big Tech - A ascensão dos dados e a morte da política. Tradução: Claudio Marcondes. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
SRNICEK, Nick; DE SUTTER, Laurent (org.). Platform capitalism. Cambridge, UK ; Malden, MA: Polity, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriel Bitencourte, Ana Paula Freitas Margarites

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.